Busca:

Português English
Facebook Twitter Orkut

Atrativos

Arqueologia
Caminhadas Curtas
Caminhadas Longas
Grutas e Cavernas
História e Cultura
Parques Municipais
Perto dos Centros
Religiosidade

ARVORISMO NA KABANA DE PEDRA

ANDARAÍ
Inaugurado em 2009, a Kabana de Pedra oferece o primeiro percurso de arvorismo da região.

BIBLIOTECA PÚBLICA

LENÇÓIS

Funciona no sobrado onde nasceu Urbano Duarte, filho ilustre de Lençóis, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

CACHOEIRA DA FUMAÇA, CACHOEIRA DO RIACHINHO E VISTA PARA O MORRÃO

Com aproximadamente 380 metros de queda livre, a Cachoeira da Fumaça é considerada uma das mais fascinantes do país, garantindo aos visitantes um espetáculo inesquecível e um visual de tirar o fôlego. O Vale do Capão é o ponto de partida da trilha “fumaça por cima”, são 7 km de caminhada regados a muita emoção e adrenalina. Voltando da trilha da Fumaça não deixe de conhecer a Cachoeira do Riachinho, um atrativo muito visitado por apresentar grande beleza, opção de banho e ser de fácil acesso. Saindo da Vila do Capão a Vista para o Morrão encerra em grande estilo esse roteiro.

Nível de Esforço: Moderado a avançado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, bastante água, calçado para trekking e lanche de trilha.
Dicas: Prove e aprove o delicioso pastel de palmito de jaca e a pizza integral vendidos no Vale do Capão.

CACHOEIRA DA FUMACINHA

Com cem metros de altura a Fumacinha está entre as preferidas da região. A trilha pode ser feita por baixo e por cima. Por cima, a saída é de Mucugê e são aproximadamente 14 km de trilha. A caminhada é tranqüila, parecida com a da Fumaça. Para ver a cachoeira por baixo, recomendamos um pernoite em acampamento na trilha, que é tecnicamente mais difícil, com muita caminhada em leito de rio, sob pedras, e com uma subida bem íngreme para chegar ao topo, aproximadamente 18 km no total.

Nível de Esforço: difícil
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco , lanche para trilha e calçado para trekking.

CACHOEIRA DO BURACÃO

A 30 km de Ibicoara (sul da Chapada Diamantina) está um dos mais belos atrativos do Parque Nacional. Cânions com cerca de 3 metros de largura e 90 metros de altura levam até a Cachoeira do Buracão. Para quem tem perfil aventureiro e busca adrenalina um rapel de 86m é realizado por guias especializados. A vista é deslumbrante e abrange todo o Cânion. Imperdível e totalmente seguro!

Nível de Esforço: Moderado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco, lanche de trilha e calçado para trekking.
Dica: por ser uma viagem longa é indicado pernoitar em Ibicoara, Mucugê ou Igatu.

CACHOEIRA DO MOSQUITO (FAZENDA OS IMPOSSÍVEIS)

A receptividade dos proprietários e o almoço regional encantam visitantes de todo o mundo. Dentro da propriedade pode-se conhecer a Cachoeira do Mosquito, com sua exuberante queda d’água e uma atmosfera única de energia. A Cachoeira é considerada uma das mais bonitas da região.

Nível de Esforço: Moderado
O que levar: roupas para banho, repelente, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco e calçado para trekking.
Dicas: Existe a opção de fazer o roteiro integrado Cachoeira do Mosquito / Complexo Arqueológico Serra das Paridas; o visitante pode comprar deliciosos doces caseiros na Fazenda os Impossíveis.

CACHOEIRA DO SOSSEGO E RIBEIRÃO DE CIMA

O percurso até a Cachoeira do Sossego é um pouco puxado para os principiantes, mas os seus 7 km (3 horas de caminhada) são uma experiência inesquecível. Passando pelas trilhas abertas por garimpeiros e seguindo o leito do rio chega-se à Majestosa Cachoeira e ao Poço de águas geladas. No retorno a Lençóis o Ribeirão de Cima é a parada obrigatória.

Nível de Esforço: Avançado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco, lanche de trilha e calçado para trekking.

CAMPUS AVANÇADO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

LENÇÓIS

Situado na Praça Horácio de Matos, o Campus foi implantado no casarão centenário de Sinhazinha Sobral, figura respeitada na cidade no século passado.

CARNAVAL DE PALMEIRAS

PALMEIRAS

O Carnaval de Palmeiras preserva as tradições dos autênticos carnavais, com blocos e marchinhas.

CASA DE CULTURA AFRÂNIO PEIXOTO

LENÇÓIS

Local que reúne a vida e obra do ilustre filho de Lençóis, Afrânio Peixoto. Aberta para visitação das 08:00 às 12:00h e das 14:00 às 17:00h.

CASARÃO NO ALTO DO BAIRRO SÃO FÉLIX

LENÇÓIS

Foi o quartel general do Coronel Horácio de Mattos e uma verdadeira fortaleza na década de 1920 e de onde o coronel defendia os interesses dessa região. Horácio de Mattos foi uma figura lendária de Lençóis, e que além de outras façanhas, teve repercussão política incontestável nas esferas municipal, estadual e federal, ocupando os cargos de prefeito de Lençóis, deputado e senador.

CAVERNA TORRINHA

IRAQUARA

Agulhas de Gypsita, flores de aragonita e outras maravilhosas formações únicas podem ser observadas na Caverna da Torrinha. Os visitantes são acompanhados por guias locais e podem optar por 03 diferentes roteiros, inclusive uma experiência completa. Imperdível!

Nível de Esforço: Leve a Moderado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco e calçado para trekking (na caverna não é permitido entrada com chinelos).

CEMITÉRIO BIZANTINO

MUCUGÊ

Construído em 1847 por europeus que habitavam a região e seguindo o estilo bizantino, o Cemitério Santa Izabel é um dos principais atrativos de Mucugê. Durante a noite a iluminação cênica garante um espetáculo à parte.

Nível de Esforço: Leve
O que levar: protetor solar, boné, água, e calçado para trekking.

CENTRO HISTÓRICO DE ANDARAÍ

ANDARAÍ

Reúne um conservado casario e remete o visitante a uma viagem ao passado, na época dos garimpos e Coronéis.

CIRCO DO CAPÃO

PALMEIRAS

A magia do circo na Mística e agradável Vila do Capão.

FESTA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS NO REMANSO (04 DE OUTUBRO)

LENÇÓIS

Uma tradicional festa popular que acontece no povoado do Remanso cujo padroeiro local é São Francisco. Durante o evento acontece a tradicional procissão dos moradores ao longo da Vila e depois os batizados coletivos em frente à Igreja.

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO (20 DE JANEIRO)

ANDARAÍ

Os festejos em homenagem a São Sebastião acontecem no Distrito de Igatu, Padroeiro daquela localidade.

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO (29,30 E 31 DE MAIO)

ANDARAÍ

Além da participação da população local, o município recebe um número significativo de visitantes, que vem acompanhar a festa religiosa.

FESTA DO NOSSO SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS / PADROEIRO DOS GARIMPEIROS (23 DE JANEIRO A 02 DE FEVEREIRO)

LENÇÓIS

Evento religioso e popular realizado na cidade de Lençóis, com novena, missa campal, festa de largo e procissão.

FUMAÇA POR BAIXO VIA CAPÃO – LENÇÓIS

Para quem deseja realizar um trekking inesquecível e observar a Cachoeira da Fumaça em outro ângulo pode optar por essa trilha. O roteiro inclui três dias de dormidas em acampamentos e em grutas.

Nível de Esforço: avançado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, algumas peças de roupa incluindo casaco, escova e pasta de dente, chinelo, boné, dinheiro, água, barraca, sleeping, alimentação, isolante e calçado para trekking.

GALERIA DE ARTE E MEMÓRIA DE IGATU

ANDARAÍ

Vale a pensa visitar o espaço e se encantar com as obras em exposição e à venda. No local um delicioso café servido com crepes e sorvetes caseiros completa a visita.

GARIMPO DE SEU CORI

LENÇÓIS

Com o fim do garimpo, Seu Cori, que vivia da extração das pedras desde os 13 anos, resolveu reproduzir no quintal de sua casa o funcionamento de um garimpo. O mais interessante da visita é observar o jeito simpático e carismático com que esse senhor de 87 anos recebe os turistas. A visita não é cobrada. Fica a critério de cada um a doação a ser feita. Vale a pena conferir.

GRUTA DA FUMACINHA

IRAQUARA

Liberada para visitação há pouco tempo pode-se observar diversas formações geológicas, estalactites, estalagmites e usufruir da hospitalidade e carisma dos guias locais.

Nível de Esforço: Leve
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco e calçado para trekking (na caverna não é permitido entrada com chinelos).

GRUTA DA LAPA DOCE

IRAQUARA

Considerada a terceira maior gruta do país e uma das mais visitadas na Chapada Diamantina a Lapa Doce possui 17 km mapeados e 850 metros capazes de serem percorridos por visitantes. O turista pode realizar a travessia com simpáticos guias locais e observar uma infinidade de estalactites, estalagmites, cortinas e outras formações.

Nível de Esforço: Leve a Moderado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco e calçado para trekking (na caverna não é permitido entrada com chinelos). A Lapa Doce dispõe de infra-estrutura de apoio com guias locais, lanchonetes, sanitários e loja de artesanato. Contato: (75)3625-1084 / (75)9961-0689 – Link: www.lapadoce.com.br.

GRUTA DA PRATINHA E GRUTA AZUL

IRAQUARA

Situada no Parque Espeleológico de Iraquara, a Gruta da Pratinha é roteiro indispensável para quem deseja relaxar e curtir um belíssimo visual. As Águas da Pratinha são de um tom azul transparente e refletem um brilho prata. Na parte externa da gruta é permitido banho e a prática de esportes como a tirolesa, caiaque e flutuação. Ainda na Fazenda Pratinha vale a pena fazer uma visita à Gruta Azul e observar o fenômeno da refração solar invadindo a gruta e cortando as águas em uma extensa faixa de luz azul.

Nível de Esforço: Leve
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco e calçado para trekking.
Dica: A Fazenda Pratinha, onde estão situados os atrativos oferece infra-estrutura, com banheiros, restaurante, equipamentos para aluguel, guias e até uma pequena pousada. Contato: Fazenda Pratinha – (75)3625-0879 – Link: www.pratinha.com.

GRUTA DO LAPÃO

ITAITÊ

A apenas 5 km de Lençóis (uma hora e meia de caminhada) o visitante poderá conhecer a segunda maior gruta de Quartzito do Brasil. A travessia de 1 km da gruta pode ser feita com o auxílio de um guia de turismo especializado e dura aproximadamente 2 horas.

Nível de Esforço: moderado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco, lanche de trilha e calçado para trekking.

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

LENÇÓIS

Igreja centenária que foi construída por uma antiga moradora.

IGREJA SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS

LENÇÓIS

É nesta igreja que está a imagem do padroeiro dos garimpeiros lençoenses, vinda de Portugal no século passado pelas águas do rio Paraguaçu e depois pelo Rio São José em Lençóis.

MERCADO CULTURAL

LENÇÓIS

Um dos mais imponentes imóveis centenários de Lençóis fica situado na Praça das Nagôs, à beira do Rio Lençóis.

MUCUGEZINHO / POÇO DO DIABO

Localizado a 20 km de Lençóis o rio Mucugezinho possui diversos poços de águas escuras e alguns tobogãs naturais. No Balneário Mucugezinho está também o famoso Poço do Diabo, com uma queda d’água de 20 metros.

Nível de Esforço: Leve
O que levar: roupas para banho, repelente, protetor solar, boné, dinheiro, água e calçado para trekking.
Dicas: Barracas na beira do rio servem pratos típicos regionais.

PARQUE MUNICIPAL DE MUCUGÊ (PROJETO SEMPRE VIVA, CACHOEIRA DO TIBURTINHO E DAS PIABINHAS)

MUCUGÊ

O Sempre Viva é um centro de pesquisa e visitação que fica bem próximo à cidade de Mucugê e recebe turistas de todo o mundo. O projeto, com a coordenação de excelentes e simpáticos instrutores estuda espécies de sempre-viva endêmicas da região. Na área do Projeto o visitante pode conhecer também as belíssimas cachoeiras das Piabinhas e Tiburtino.

Nível de Esforço: Leve
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco e calçado para trekking.
Dica: Indicado para toda a família.

PARQUE MUNICIPAL DO PAI INÁCIO (MORRO DO PAI INÁCIO, ORQUIDÁRIO E CACHOEIRA DO PAI INÁCIO)

PALMEIRAS

Cartão postal da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio é um dos locais mais visitados na região e pertence ao município de Palmeiras. A belíssima paisagem, os mitos e a “lenda do Pai Inácio” cercam de misticismo o local. No sopé do Morro do Pai Inácio o visitante pode conhecer ainda o Orquidário, propriedade privada com visitação pública onde são cultivadas centenas de orquídeas, além de flores endêmicas. No local ainda existe o Museu do Garimpeiro, com uma exposição permanente que retrata a história dos garimpeiros da Chapada Diamantina. A Cachoeira do Pai Inácio completa o roteiro no Parque Municipal, uma caminhada leve de 2 km que descortina uma queda d’água de 3metros de altura e refrescantes poços de águas cristalinas. Imperdível essa visita!

Nível de Esforço: Moderado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco e calçado para trekking.
Dica: A visita ao Pai Inácio só é permitida até as 17h e é monitorada por voluntários. Você pode contribuir com o trabalho fazendo uma doação; As Agências de Turismo Receptivo regionais oferecem excelentes pacotes e roteiros.

PARQUE MUNICIPAL DO SERRANO (SALÃO DE AREIA, POÇO HALLEY, CACHOEIRA DA PRIMAVERA, MIRANTE E CACHOEIRINHA)

LENÇÓIS

Cerca de 90% dos turistas que visitam a região conhecem as belezas desse Parque. A 15 minutos de caminhadas a partir de Lençóis chega-se aos Caldeirões (piscinas naturais), cenário de novelas e filmes, local ideal para banhos e massagens nas pequenas cachoeiras. O Salão das areias coloridas apresenta diferentes tonalidades distribuídas em diversos salões. Palco do filme Diamante Bruto do cineasta Orlando Senna, o salão de areias é diversão garantida para crianças e adultos. O Poço Halley, a Cachoeirinha, a famosa Cachoeira da Primavera e o Mirante completam a visita ao Parque Municipal e proporcionam uma experiência inesquecível e única. Esportes de aventura como rappel e escalada podem ser feitos nesses locais.

Nível de Esforço: Leve a moderado.
O que Levar: roupas para banho, protetor solar, repelente, boné, dinheiro, água, casaco e calçado para trekking.
Dicas: existem agências de turismo receptivo especializadas na prática de rappel e técnicas verticais.

POÇO AZUL

NOVA REDENÇÃO

Situado na Cidade de Nova Redenção o Poço Azul é bastante visitado e encanta os visitantes. A profundidade varia de 3,5m a 16m e mesmo assim é possível enxergar o fundo do poço com extrema nitidez, devido à transparência da Água. São permitidos banhos e flutuação em parte do Poço Azul.

Nível de Esforço: Leve
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco e calçado para trekking.

POÇO ENCANTADO

ITAITÊ

Localizado na cidade de Itaitê, o Poço Encanto é um dos pontos turísticos mais visitados na Chapada Diamantina. Nos meses de abril e setembro o alinhamento da fenda com o sol faz com que os raios atinjam o fundo do poço e reflitam no teto da caverna, o fenômeno deixa a água com um azul belíssimo.

PONTO DO AMARILDO (VILA DE IGATU)

ANDARAÍ

Cronista e sábio conhecedor das histórias de Igatu, esse nativo tem anotado a risca todos os acontecimentos da pequena Vila (óbitos, discussões entre moradores, lista dos nativos que partiram), além de apresentar uma extensa coleção de artigos sobre “Xuxa”, o que rendeu participação em alguns programas globais.

POVOADO DO REMANSO, MARIMBUS (MINI-PANTANAL) E RIO RONCADOR

No Povoado do Remanso, vila remanescente de escravos tem-se o ponto de partida para um dos mais ricos ecossistemas da Chapada, o Marimbus. Agências regionais e guias nativos, exímios contadores de histórias, fazem o passeio contemplativo de caiaque ao longo do Rio Santo Antônio. Com mais 30 minutos de caminhada chega-se até o Rio Roncador, santuário das piscinas naturais. Na volta, para quem deseja encerrar o roteiro com um pouco mais de adrenalina, uma empresa de Lençóis aluga quadricículos, vale conferir!

Nível de Esforço: Leve
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco e calçado para trekking.
Dica: Procure a empresa Lentur para aluguel de Quadricículos.

PRAÇA DO CORETO

LENÇÓIS

Praça de ar bucólico com a presença de um coreto. Em ocasiões especiais é usada para apresentações da Philarmônica Lyra Popular de Lençóis, com mais de um século de existência.

PRAÇA HORÁCIO DE MATOS E PRAÇA DAS NAGÔS

LENÇÓIS

Centro Histórico da cidade com casarões do século passado, principal Palco do Festival de Lençóis. A estrutura e fachada dos prédios são uma pequena mostra da opulência vivida por Lençóis na época em que foi um grande centro de mineração.

PRÉDIO VICE-CONSULADO FRANCÊS

LENÇÓIS

Na Praça Horácio de Matos fica o centro comercial, de onde saíam as negociações das exportações de diamantes para a Europa.

PREFEITURA ANTIGA

LENÇÓIS

Palacete construído em 1860 pelo Coronel César Sá para satisfazer sua jovem esposa. Possui arquitetura rica e detalhada.

RIBEIRÃO DO MEIO (TOBOGÃ NATURAL)

LENÇÓIS

Localizado em Lençóis esse atrativo é diversão garantida, além da sua agradável trilha em meio à mata nativa possui um tobogã natural.

Nível de Esforço: Leve
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco e calçado para trekking.

RIO PARAGUAÇU

ANDARAÍ

Cenário do Réveillon de Andaraí, o Rio Paraguaçu é ideal para banho e contemplação.

RIO SÃO JOSÉ

LENÇÓIS

Próximo à entrada de Lençóis o Rio São José oferece opções para banho, inclusive para as crianças. Poços refrescantes de águas escuras, grande extensão de areias claras e uma natureza exuberante fazem parte do atrativo.

Nível de Esforço: Leve
O que levar: protetor solar, repelente, boné, água, lanche de trilha e calçado para trekking.
Dica: Em alguns períodos do ano o Rio São José apresenta períodos de escassez de água, o que inviabiliza o passeio.

SÃO JOÃO (23 E 24 DE JUNHO)

Os festejos em homenagem a São João acontecem de maneira tradicional em todas as cidades da Chapada Diamantina, e além da participação dos moradores da região observa-se uma grande quantidade de visitantes nesse período. Vale ressaltar que São João é o Padroeiro da cidade de Mucugê.

SÃO SEBASTIÃO (20 DE JANEIRO)

PALMEIRAS - Vale do Capão

Festejos religiosos, grupos artísticos e manifestações culturais da localidade e região homenageiam São Sebastião, Padroeiro do Vale do Capão.

SERRA DAS PARIDAS

LENÇÓIS

Distante 36 km de Lençóis a Serra da Paridas é um verdadeiro “tesouro arqueológico”, considerado um dos maiores sítios arqueológicos da Bahia. A enorme variedade de pinturas rupestres e a beleza local vêm atraindo estudantes, pesquisadores e os mais variados tipos de público.

Nível de Esforço: Leve
O que levar: protetor solar, repelente, boné, água e calçado para trekking.
Dica: A empresa Volta ao Parque (www.voltaaoparque.com.br), sediada em Lençóis é especializada nesse roteiro.

TEATRO DE ARENA

LENÇÓIS

Seus alicerces seriam da igreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. A construção foi interrompida, mas posteriormente reformada por um programa do Governo Federal e hoje é utilizada para realização de festas e apresentações populares e culturais.

TRILHA LENÇÓIS – CAPÃO VIA TRADICIONAL

Vivenciar uma aproximação intensa com a natureza é o forte dessa trilha. Os 25 km de extensão, abertos por antigos garimpeiros, proporcionam ao visitante observar campos de orquídeas, bromélias e curtir a encantadora paisagem das serras e vales. Durante o percurso alguns poços garantem banhos revigorantes.

Nível de Esforço: Avançado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco, lanche de trilha e calçado para trekking.

TRILHA MORRO DO PAI INÁCIO – LENÇÓIS

Variadas opções de roteiro com diferentes atrativos: 1º opção- Iniciar a trilha em Lençóis, caminhar até Morro do Pai Inácio e finalizar com o Pôr do Sol mais tradicional da Chapada. Retorno de carro para Lençóis; 2º opção – Seguir de carro até a trilha do Rio Mucugezinho, onde está a Cachoeira do Pai Inácio, tomar um banho e finalizar em Lençóis por caminhada; 3º opção - Passar pela Cachoeira do Rio Mandassaia, excelente opção por ser um atrativo não muito explorado turisticamente. 4º opção - Contratar uma agência especializada e realizar essa trilha de mountain bike.

Nível de Esforço: moderado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco, lanche de trilha e calçado para trekking.

TRILHA PAI INÁCIO – CAPÃO (ÁGUAS CLARAS)

Essa trilha é indicada para quem pretende aventurar-se estar em meio aos morros ícones da Chapada, como o Morrão e o Pai Inácio. Paisagens incrivelmente belas da Serra do Mucugezinho, Sobradinho e da Bacia enriquecem o trekking e o torna inesquecível. Uma pausa na Águas Claras, um pequeno oásis de águas límpidas e jardins naturalmente ornamentados e cuidados, proporciona um relaxante banho e fotos de tirar o Fôlego.

Nível de Esforço: moderado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, lanche para a trilha, casaco e calçado para trekking.
Dicas: Chegando à Mística Vila do Capão não deixe de saborear a Pizza Integral e o famoso pastel de palmito de jaca.

VALE DO PATY - TREKKING VALE DO PATY

Considerado um dos vales mais bonitos do Brasil, o Paty reserva muitos atrativos, boas opções de pernoite em casas de nativos (onde se tem uma boa prosa), além de excelente alimentação preparada em fogão à lenha.

Nível de Esforço: moderado\avançado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, algumas peças de roupa incluindo casaco, produtos de uso pessoal, chinelo, boné, dinheiro, água, barraca, sleeping, isolante e calçado para trekking

VILA E RUÍNAS DE IGATU

ANDARAÍ

Pequeno vilarejo do século XIX que se fez entre as serras da cidade com a descoberta do diamante. Hoje, a charmosa Vila de Igatu conserva em suas casas e ruínas de pedras as lembranças de sua história.

Chapada Convention Asset
Copyright © 2011 - Chapada Convention todos os direitos reservados
Crédito fotos: Calil Neto
Este site foi desenvolvido pela 2Pontos Agência Digital