CACHOEIRA DA FUMACINHA
Com cem metros de altura a Fumacinha está entre as preferidas da região. A trilha pode ser feita por baixo e por cima. Por cima, a saída é de Mucugê e são aproximadamente 14 km de trilha. A caminhada é tranqüila, parecida com a da Fumaça. Para ver a cachoeira por baixo, recomendamos um pernoite em acampamento na trilha, que é tecnicamente mais difícil, com muita caminhada em leito de rio, sob pedras, e com uma subida bem íngreme para chegar ao topo, aproximadamente 18 km no total.
Nível de Esforço: difícil
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco , lanche para trilha e calçado para trekking.

FUMAÇA POR BAIXO VIA CAPÃO – LENÇÓIS
Para quem deseja realizar um trekking inesquecível e observar a Cachoeira da Fumaça em outro ângulo pode optar por essa trilha. O roteiro inclui três dias de dormidas em acampamentos e em grutas.
Nível de Esforço: avançado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, algumas peças de roupa incluindo casaco, escova e pasta de dente, chinelo, boné, dinheiro, água, barraca, sleeping, alimentação, isolante e calçado para trekking.

TRILHA LENÇÓIS – CAPÃO VIA TRADICIONAL
Vivenciar uma aproximação intensa com a natureza é o forte dessa trilha. Os 25 km de extensão, abertos por antigos garimpeiros, proporcionam ao visitante observar campos de orquídeas, bromélias e curtir a encantadora paisagem das serras e vales. Durante o percurso alguns poços garantem banhos revigorantes.
Nível de Esforço: Avançado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco, lanche de trilha e calçado para trekking.

TRILHA MORRO DO PAI INÁCIO – LENÇÓIS
Variadas opções de roteiro com diferentes atrativos: 1º opção- Iniciar a trilha em Lençóis, caminhar até Morro do Pai Inácio e finalizar com o Pôr do Sol mais tradicional da Chapada. Retorno de carro para Lençóis; 2º opção – Seguir de carro até a trilha do Rio Mucugezinho, onde está a Cachoeira do Pai Inácio, tomar um banho e finalizar em Lençóis por caminhada; 3º opção - Passar pela Cachoeira do Rio Mandassaia, excelente opção por ser um atrativo não muito explorado turisticamente. 4º opção - Contratar uma agência especializada e realizar essa trilha de mountain bike.
Nível de Esforço: moderado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco, lanche de trilha e calçado para trekking.

TRILHA PAI INÁCIO – CAPÃO (ÁGUAS CLARAS)
Essa trilha é indicada para quem pretende aventurar-se estar em meio aos morros ícones da Chapada, como o Morrão e o Pai Inácio. Paisagens incrivelmente belas da Serra do Mucugezinho, Sobradinho e da Bacia enriquecem o trekking e o torna inesquecível. Uma pausa na Águas Claras, um pequeno oásis de águas límpidas e jardins naturalmente ornamentados e cuidados, proporciona um relaxante banho e fotos de tirar o Fôlego.
Nível de Esforço: moderado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, lanche para a trilha, casaco e calçado para trekking.
Dicas: Chegando à Mística Vila do Capão não deixe de saborear a Pizza Integral e o famoso pastel de palmito de jaca.

VALE DO PATY - TREKKING VALE DO PATY
Considerado um dos vales mais bonitos do Brasil, o Paty reserva muitos atrativos, boas opções de pernoite em casas de nativos (onde se tem uma boa prosa), além de excelente alimentação preparada em fogão à lenha.
Nível de Esforço: moderado\avançado
O que levar: roupas para banho, protetor solar, algumas peças de roupa incluindo casaco, produtos de uso pessoal, chinelo, boné, dinheiro, água, barraca, sleeping, isolante e calçado para trekking
